segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os Olhos: A Luz do Nosso Corpo


Assunto: O Espírito Santo gera novamente no homem o fruto de Deus.
O olho físico, olha somente o exterior do corpo, e muitos julgam o interior pelo que vêem exteriormente. É um grande engano, só tem maldade no ser humano.
Os olhos espirituais do ser humano são a mente, o intelecto, é na mente em que o malígno trabalha, enche com veneno do pecado, deixando o ser humano parecido com ele.
A mente é o que manda nos membros: mãos, pés e língua, é a única porta aberta para o diabo agir é na mente, para poder dominar o resto do corpo, principalmente a língua.
Dúvidas, incertezas, medo, desespero, angústia, tristeza, inferioridade, desconfiança, ciúmes, paixão, lascívias, desamor, ódio, vingança, estes pensamentos geram morte e prostituição contra Deus.
A Palavra de Deus diz: Orar e vigiar para não caírem em tentações…(Mateus.26:41)
Este orar, e este vigiar , são para não pecar contra o Criador e contra o Espírito Santo.
Vigiar a mente, com o olho espiritual, ter controle das emoções e sentimentos, na figura do coração. Ter o domínio contra a mente, o domínio dos sentimentos, os desejos carnais,
(vigiar o coração). Por causa das emoções, muitos caem no engano, da mentira de Satanás.
Ele é corrupto, mentiroso, tenta imitar as coisas de Deus, para enganar o cristão que já é convertido.
Por causa disso, disse Jesus: esperai a promessa de meu Pai.
Para esperar é preciso crer pela fé, confiar na promessa da Sua Palavra, para ser cheio do Espírito Santo. Nosso “CONSELHEIRO”, nosso “AJUDADOR”. Nos dá virtude, nos fortalece e anima.
Forma em nós um caráter de Cristo. Dá sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, conhecimento, e temor do Senhor.
O Espírito Santo dá poder para gerar em nós os seus frutos, O Espírito de Temor do Senhor, Gera o Domínio próprio.
Por que o domínio contra o pecado é o Temor do Senhor?
Porque o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo de Deus, este corpo já não é mais nosso, pertence a Jesus Cristo o Salvador e Senhor, que nos comprou e nos libertou.
Nós temos que fazer com que os nossos membros venham obedecer o nosso comando, para não matar, não roubar, não prostituir, fazer coisas que agrada a Deus e que glorifique o Criador.
O Espírito Santo não domina sua mente, você é livre para querer e não querer, o Espírito Santo não vai te amarrar para você não pecar, não vai impedir os teus desejos carnais.
Ele apenas vai te orientar, ensinar, guiar, dirigir os seus passos, animar, fortalecer, mas quem vai fazer é você. Terá que obedecer as suas instruções e ouvir a Sua voz. O Espírito Santo vai te ajudar, e você terá que obedecê-Lo ouvindo a Sua voz.
ISAÍAS: 11
PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará (renovo: nova árvore será formada, uma nova plantação, uma nova geração).
E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e o espírito de entendimento, o espírito de conselho eo espírito de fortaleza, o espírito de conhecimento o espírito de temor do SENHOR ( a “PLENITUDE” dos sete Espíritos de Deus).
Apoc.1;4—4:5—5:6.
E deleitar-se-á no TEMOR do SENHOR; e não julgará segundo à vista dos seus olhos (olhos físicos), nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos (ouvidos naturais, mas segundo a sua mente espiritual).
Mas, julgará com justiça aos pobres (de espírito, Mateus 5:3), e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra;(Mateus.5:5) e ferirá a terra com a vara de sua boca (a Palavra de Deus) e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
E a justiça (A Palavra da verdade) será o cinto dos seus lombos,(onde é gerado) a fidelidade o cinto dos seus rins(o rim é o órgão que filtra o sangue e dá vitalidade, ele elimina tudo que não presta do seu corpo). O PECADO da MENTE ( vivifica a alma).
Meu Deus!!! Venha abrir os olhos espirituais do Teu povo.
O Espírito Santo gera em nós o caráter de Cristo para dar frutos.
Se não tivermos os sinais dos frutos do Espírito Santo de Deus em nós, somos inúteis, ocupamos o lugar de outro, estamos prestes a sermos arrancados e lançados fora e sermos queimados no fogo (JOÃO 15: 6).
Jesus está se dirigindo aos discípulos. Aqueles que já são cristãos.
O fruto do Espírito, é mais fácil de entender, mas é muito difícil de obter.
O fruto do Espírito Santo é algo exigido por Deus naturalmente, e não esforçadamente.
O fruto será aquilo que representa a nossa qualidade de vida, porque será o fruto que produzimos, que serão vistos pelo nosso próximo.
Terá o fruto da árvore em que está enraizado (preso). Se é de Cristo vai produzir frutos de Deus, se não for, então não somos filhos d’Ele.
Todos conhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros (João 13:35).
TG 3:12
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim, tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
O fruto é resultado daquilo que foi plantado em nós, de uma vida convertida em constante comunhão com Deus, na pessoa do Espírito Santo.
O segredo do fruto é estar ligado, preso, permanecer na “Verdadeira Oliveira” que é Jesus, e fazendo d’Ele seu Senhor. Bebendo constantemente da “ceifa”, os nutrientes da árvore da vida, a mesma qualidade de vida e frutos naturais de Filhos de Deus.
A vida de Jesus correrá nas nossas veias, e o resultado são os frutos que nascerão de ti naturalmente, para alimentar outros, e mais outros, formando assim um povo inteiramente para Deus.
Se alguém pretende colher os frutos. Tem que primeiro comer o frutos da “Árvore da Vida” cujo Verbo é Deus (Semente de Deus) em nós, ( plantar o caráter de Deus).
Quando gerada a Palavra de Deus em nós, teremos em nós o Próprio Cristo, andando com nossos pés, falando com nossa boca, fazendo as mesmas obras que Ele fez.
É Cristo vivendo em nós.
Nós somos o Seu corpo, templo do Espírito Santo, morada de Deus em nós.
Somos imagem e semelhança d’Ele.
Os nove frutos do Espírito Santo: Amor, alegria, paz, longaminidade, bondade, felicidade, mansidão, e domínio próprio (domínio sobre a carne). (Gálatas.5:22,23)
Os nove frutos são representados em um só fruto, o “AMOR” ao próximo.
Jamais uma pessoa sente alegria, paz, bondade, felicidade etc… se não houver amor.
Não é este amor que o mundo nos oferece, que logo se acaba, Não!!!
É o amor maior, o amor de Deus, que é capaz de entregar a própria vida por este amor, sem esperar nada em troca, sem merecimento algum.
Porque nós estávamos em pecado de adultério, servíamos um outro deus, o deus deste mundo condenados a morte eterna.
Mas, Deus com seu amor imensurável, maravilhoso, nos convida para abrir o nosso coração. Ele é tão amoroso que respeita o nosso livre arbítrio e espera gentilmente, que nós venhamos abrir a nossa alma para recebê-Lo, para que Ele entre e faça morada para sempre em nós.
O que você está esperando!!! Abra já o seu coração e receba-O como Senhor e Salvador da sua vida para dar o fruto desse AMOR!!!
Amém! Que Deus abençoe a todos!

No dicionário Aurélio, achamos a definição de olho como “Órgão da visão. / Olhar, percepção operada pelo olho. / Fig. Atenção, cuidado, perspicácia. / Indício de qualidades, defeitos e sentimentos: olho duro, mau, espiritual. / O que distingue, o que esclarece; luz, brilho: olhos do espírito; o olho da alma. / Buraco ou poro de queijo e de certas massas. / Abertura circular ou oval de um prédio. / Botão ou rebento das plantas. / Aro de ferramentas por onde se enfia o cabo. / Furo em certos objetos por onde se enfiam linhas ou fios. / Tipografia Relevo dos caracteres que são impressos. / Buraco numa peça mecânica para a passagem ou a articulação de outra peça.” Vemos que o próprio dicionário tem vários significações para a palavra olho desde sentidos reais/ físicos à sentidos figurados.
Na Sagrada Escritura Jesus nos diz assim: “O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!” (Mt 6,22-23)
Neste trecho Jesus está falando não do olho físico, porque se fosse isso como seria para uma pessoa portadora de deficiência visual? Jesus está se referindo aos olhos, no sentido do entendimento, da maneira como enxergamos a vida. Se a maneira como enxergamos a vida for distorcida, certamente teremos problemas. Jesus fala sobre olhos bons e maus. A maneira como percebemos a vida, como vemos o próximo, como vemos Deus e nós mesmos é que vai determinar, de modo bastante incisivo, a nossa vitória ou a nossa derrota.
São Paulo também escreve: “Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele; que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos, e qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé.” (Ef 1,17-19)
O nosso coração é a sede da nossa vontade, do nosso intelecto, das nossas emoções. Os nossos olhos, aos quais se referiam o Senhor Jesus, estão no nosso interior. Os nossos olhos, aqui, são na verdade o nosso coração. E nosso coração precisa perceber, ver e ir até onde o Senhor está.
Precisamos seguir o conselho da carta aos Romanos : “Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisa modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos.” (Rm 12,16) Não é o nosso próprio olhar, nosso próprio coração que nos fará sábio em nosso caminhada, mas sim o olhar de Cristo em nós e por nós.
A Sagrada Escritura narra que os discípulos a caminho de Emaús não reconheceram o Senhor, pois seus “olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram.”(Lc 24, 16) ou seja, os olhos dos dois discípulos estavam confusos, embaraçados e por isso não conseguiam ver, distinguir que quem caminhava com eles era Jesus.
Muitas vezes, precisamos que o próprio Senhor venha e abra nossos olhos, pois por medo e insegurança não acreditamos e confiamos que estamos com ele.
“Embora tivesse feito tantos milagres na presença deles, não acreditavam nele. Assim se cumpria o oráculo do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor (Is 53,1)? Aliás, não podiam crer, porque outra vez disse Isaías: Ele cegou-lhes os olhos, endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração e se convertam e eu os sare (Is 6,10). Assim se exprimiu Isaías, quando teve a visão de sua glória e dele falou. Não obstante, também muitos dos chefes creram nele, mas por causa dos fariseus não o manifestavam, para não serem expulsos da sinagoga.” (J0 12,37-42)
Às vezes somos como alguns chefes da sinagoga, até acreditamos, mas não tomamos a atitude de seguir esta visão, este rumo para nossa vida.
Estamos com a luz de nosso corpo falha, mas o próprio Senhor nos dá o remédio para sararmos esta falta de visão: “Aconselho-te que compres de mim ouro provado ao fogo, para ficares rico; roupas alvas para te vestires, a fim de que não apareça a vergonha de tua nudez; e um colírio para ungir os olhos, de modo que possas ver claro.”(Ap 3,18)
Senhor, queremos teu colírio para melhor enxergar, para melhor iluminar nosso caminho. Senhor restaura nossa visão, nossos olhos. Ensina-nos a termos uma perfeita luz do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário