quarta-feira, 27 de abril de 2011

Orientações financeiras

Como organizar a vida financeira.


Três passos para endireitar a sua vida financeira

Como você pode endireitar a sua vida financeira? Esse artigo tem o objetivo de lhe mostrar 3 passos que abrangem toda sua caminhada em direção a Independência Financeira. Assim você terá uma visão ampla e prática dos passos que você deve dar para endireitar a sua vida financeira e seguir a caminho dos seus objetivos.

Entender os aspectos gerais do caminho para uma vida financeira saudável é importante para sabermos em que parte estamos e o quais os próximos passos para irmos em frente. O que acontece é que muitas pessoas querem se endireitar financeiramente mas não tem consciência do caminho a percorrer e acabam se perdendo.

Ter uma vida financeira saudável é poder viver com prazer o presente poupando para continuar vivendo bem, ou melhor, no futuro. Esse é o grande objetivo, ou seja, viver com qualidade de vida no presente e ainda poupar para continuar ou melhor esse estilo de vida no futuro.

Os 3 passos para endireitar a sua vida financeira irão lhe dar uma visão mais ampla desse caminho, quais etapas você deve percorrer e quais os seus próximos passos. Vejamos os 3 passos para endireitar a sua vida financeira:

Passo 1: Orçamento superavitário
Ter um orçamento superavitário nada mais é do que o famoso gastar menos do que se ganha. Essa é a lição mais básica da Educação Financeira mas que 68,4% dos brasileiros não seguem. Dar o primeiro passo de ter uma orçamento superavitário não é fácil e existem diversas armadilhas.

Primeiramente vamos entender a estrutura de um orçamento. Para simplificar o aprendizado, vamos dividí-lo em receitas, despesas "fixas", despesas com qualidade de vida, despesas com educação, outras despesas e investimentos.

A maioria das pessoas gasta mais do que ganha porque a grande parte das sua despesas são fixas, ou seja, prestações, gasolina, aluguel, alimentação, transporte, assinaturas, e etc.

Com as despesas fixas altas o orçamento fica "engessado", ou seja, quando a sua receita entra já está praticamente toda destinada ao pagamento das despesas fixas, sobrando muito pouco, ou nada, para as despesas com qualidade de vida, educação, outras despesas e investimentos.

Nessa situação, o indivíduo muitas vezes não tem nem dinheiro sobrando para investir em sua educação visando aumentar a sua receita para sair dessa situação. E mais, o que acontece quando a receita dessa pessoa aumenta? Ela simplesmente eleva os seus gastos fixos e volta a mesma situação. Será que é isso que acontecerá com a maioria dos brasileiros após a ascensão social vivida atualmente?

Certo, o que fazer então para ter um orçamento superavitário e continuar a caminha para uma vida financeira saudável? São 5 coisas: Diminua ao máximo as despesas "fixas" e aumente as despesas com qualidade de vida, educação, outras despesas e o seus investimentos. Tudo isso continuando gastando menos do que se ganha. Certo mais quais são os benefícios disso? Veremos os benefícios de cada um:


1) Diminuir despesas "fixas": Fazendo isso você irá "desengessar" o seu orçamento e não terá mais comprometido quase a totalidade das suas receitas com esse tipo de despesa. Para diminuí-las você pode reavaliar suas despesas "fixas" ou vender coisas que não usa mais para quitar prestações, que geralmente tem grande representatividade. É importante deixar as despesas "fixas" menores possíveis para "desengessar" o seu orçamento e poder aproveitar ao máximo os benefícios dos outros tópicos.


2) Aumentar despesas com qualidade de vida: As despesas com qualidade de vida são aquelas que são com coisas que lhe dão prazer e "motivos" de viver. São seus hobbies, gostos e manias. É esse tipo de despesa que lhe traz uma grande felicidade. Sendo assim, você estará mais motivado e feliz na sua vida e no trabalho, podendo até gerar uma aumento das suas receitas no futuro. Essas despesas têm papel importantíssimo na sua caminha, mas não podem ser levadas como desculpa por gastar demais devido aos seus benefícios, pois você ainda deverá ter dinheiro para aproveitar os benefícios dos outros tópicos.

3) Aumentar as despesas com educação: Quanto mais você investir em educação mais a sua receita vai aumentar, se tornando um ciclo crescente de desenvolvimento. Se você tem despesas "fixas" que "engessam" o seu orçamento não irá conseguir desfrutar desse ciclo de desenvolvimento. Entretanto, se aumentar as despesas com educação irá aumentar as suas receitas e, conseqüentemente, irá poder aumentar um pouco as despesas "fixas" como também os outros tópicos.

4) Aumentar as outras despesas: As outras despesas seriam imprevistos que acontecem regularmente com todos nós. Quando temos um orçamento "engessado" pelas despesas "fixas" esses imprevistos nos fazem contrair mais dívidas e aumentam nossas despesas "fixas" com mais prestações, gerando um ciclo de empobrecimento. Quando você tem espaço no orçamento para esse tipo de imprevisto você está mais seguro e tranqüilo para seguir a sua caminhada em busca de uma vida financeira saudável.



5) Aumentar investimentos: Tendo um orçamento superavitário você poderá investir mensalmente para garantir um futuro com segurança e independência financeira. Investir bem esse dinheiro é o segundo passo para uma vida financeira saudável.

Passo 2: Plano de investimentos vencedor
Após ter um orçamento superavitário e separar mensalmente dinheiro para investimentos, é hora de ter um plano de investimentos vencedor. Um plano de investimentos nada mais é do que saber o que fazer com o dinheiro que você tem para investir mensalmente.

O importante é você começar com uma plano simples e depois, a medida que você desenvolve a sua Inteligência Financeira, você o aperfeiçoa. Um plano simples seria toda vez que você tiver dinheiro para investir você coloca na caderneta de poupança, fundos imobiliários ou uma previdência privada. Outra maneira de começar a estruturar é usando a estratégia do rebalanceamento.

Um plano vencedor é aquele que se você o seguir irá conseguir atingir o seu objetivo, mesmo mediante riscos. Um bom exemplo disso é um plano vencedor que investe em ações. Mesmo o mercado de ações oferecendo prejuízos, o plano será vencedor se as operações que gerarem lucros forem mais frequentes e maiores do que as operações que gerarem prejuízos. Se analisarmos os grandes investidores, todos eles têm uma plano de investimentos que diz quando fazer ou se desfazer de certo investimento e utilizando isso ele ganha mais e mais vezes do que tem prejuízos. Esse é um plano de investimentos vencedor.

Comece seu plano simples e aperfeiçoe-o a medida que desenvolve a sua Inteligência Financeira. Ao fazer isso você estará dando o segundo passo em direção à uma vida financeira saudável. Concluindo esse passo você já está alcançando o seu objetivo de ter uma vida financeira saudável e poder viver com prazer o presente poupando para continuar vivendo bem, ou melhor, no futuro. O passo 3 irá acelerar esse ciclo de crescimento e prosperidade.

Passo 3: Aceleração
O 3º passo é a aceleração em direção a sua Independência Financeira. Nele iremos abordar atitudes que você tomar para antecipar a sua Independência Financeira. Algumas dessas atitudes são:

*Aumente as suas receitas: Aumentar as suas receitas irá acelerar a sua caminha e o seu padrão de vida. Assim você terá mais segurança, poderá fazer mais coisas que gosta, aumentar um pouco as suas despesas "fixas" e poder investir mais mensalmente, antecipando assim a sua Independência Financeira. Você pode aumentar as sua receitas de 3 maneiras: Investindo em sua carreira, adquirindo uma renda extra ou abrindo o seu próprio negócio. Se você quer acelerar com essa atitude escolha uma das 3 maneiras e siga em frente.

* Quando a sua receita aumentar, aumente os seus investimentos e não as suas despesas: Essa atitude fará com que você invista cada vez mais dinheiro e consiga antecipar a sua Independência Financeira. Um dos grandes especialistas que indica essa atitude é Gustavao Cerbasi, onde ele fala que chegou a poupar 85% da sua renda conjunta devido a ter tomado essa atitude e isso fez com que ele antecipasse a sua Independência Financeira.

* Aumente a sua Inteligência Financeira: Aumentar a sua Inteligência Financeira irá fazer com que você aperfeiçoe seu plano de investimentos e tenha resultados cada vez mais vencedores e lucrativos, antecipando a sua Independência Financeira. Para fazer isso é preciso dedicação, além de ler livros, participar de blogs e fóruns, fazer cursos, ia à palestras e procurar um círculo social favorável.

Seguindo esses três passos certamente, você que busca a tão almejada independecia financeira, conseguirá de forma mais eficaz e de maneira menos desprazerosa chegar ao seu objetivo: ter independencia finaceira não abrindo mão dos prazeres da vida.

Não esquecendo que para dar certo é necessário que haja organização dos gastos em lazer, dos gastos ditos "fixos" e dos gastos com ecucação para que seja possivel um melhor planejamentos de seus futuros investimentos para obter sua independência.

Ser uma pessoa feliz e organizada lhe garantirá um futuro sem preocupações, pois permetirá a você investir em você mesmo e em seu dinheiro! Vamos começar?

Fonte: Financeiramente Inteligente

Nenhum comentário:

Postar um comentário