sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jesus é o único caminho




JESUS, O DOGMÁTICO:
Dogmático: É aquele que defende a existência de verdades absolutas. Jesus Cristo mostrou-se dogmático em matéria sw religião, segundo o registro dos evangelistas. vejamos alguns exemplos.
1 - Quanto ao Conhecimento de Deus:
(MT 11:27) - Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
(JO 17:3) - E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
2 - Quanto ao Caminho para se chegar até Deus:
(JO 14:6) - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
(MT 7:14) - porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.
3 - Quanto a Natureza Pecadora do Homem:
(MC 7:15) - Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina.
(JO 8:34) - Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
4 - Quanto a Possibilidade de o Homem produzir a sua Própria Salvação:
(MT 19:25) - Ouvindo isto, os discípulos ficaram grandemente maravilhados e disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo?
(MT 19:26) - Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.
(JO 6:44) - Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
5 - Quanto a Possibilidade de servir a dois Senhores Simultaneamente:
(MT 6:24) - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
(MT 16:24) - Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
6 - Quanto a Adoração de Deus:
(JO 4:23) - Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
(JO 4:24) - Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
(MT 4:10) - Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
7 - Quanto a Possibilidade de um Cristão perder a sua Salvação ou mudar de Senhor:
(JO 6:37) - Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
(JO 10:29) - Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
8 - Quanto a Possibilidade de Satisfação Espiritual Fora de Jesus Cristo:
(JO 3:36) - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
(JO 6:35) - Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.
9 - Quanto a Certeza da Ressurreição do Corpo e o Julgamento Final:
(JO 5:28) - Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:
(JO 5:29) - os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
(MT 25:46) - E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.
10 - Quanto ao Amor de Deus pelo Pecador:
(JO 15:13) - Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
(JO 3:16) - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


A palavra no Evangelho de Mateus 23.1-16, relata que Jesus falou à multidão e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e fariseus. Amam as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: Rabi, Rabi.
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
O Senhor Jesus faz uma séria advertência para que ninguém queirais ser chamado, de Rabi, Mestre, Pastor, porque somente Ele é digno desse tratamento e todos os demais sois irmãos.
Sabendo Ele ainda da ousadia de muitos que almejam receber a mesma reverência que o Criador, serem chamados de pai, evidenciou que Pai é somente Deus que está no céu.
A propósito, conhecem o significado das palavras “PADRE” e “PAPA”? Pois bem, “padre” em espanhol significa pai, como “papa” na língua italiana também significa pai. Esse pronome é exclusividade do Pai Criador, e jamais homem algum poderá ambicionar ser tratado como Deus, mas a criatura quer se nivelar ao seu Criador.
Temos conhecido também alguns teólogos que possuem o título de REVERENDO. Vamos conhecer o significado dessa denominação honorífica, em pesquisa realizada nos dicionários da língua portuguesa:
Reverendo: Digno de reverência, respeitoso.
Reverência: Respeito às coisas sagradas, veneração, acatamento, inclinação da cabeça e do corpo em adoração a alguém.
Agora meditem na incoerência dos que possuem esse título (reverendo), se no Livro do Apocalipse 4.11, a Palavra relata que somente o Senhor Deus é digno de reverência, adoração, honras e glórias, vejamos:
Digno és, Senhor, de receber honras, glórias, e poder, porque tu criaste todas as coisas e por tua vontade são e foram criadas.
No Evangelho de Mateus 25.31-46, a palavra narra que na vinda de Cristo Ele levará consigo as suas ovelhas e dará a cada um, segundo as suas obras. Observaram o perfil dos que irão com Cristo? São as suas ovelhas.
O ÚNICO PASTOR
O homem que possui o título de “pastor” se fundamenta na carta do Apóstolo Paulo aos Efésios 4.11-13, para ostentar esse título, porque a palavra diz: Ele deu uns para apóstolos, outros para evangelistas, outros para pastores e doutores; querendo o aperfeiçoamento dos Santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo; até que cheguemos à unidade da fé, a varão perfeito, a medida da estatura completa de Cristo.
Observem, são afirmações de um Apóstolo, chamado e ungido por Cristo. Ele disse: Até que cheguemos a uma fé única, a varão perfeito, a estatura completa de Cristo.
Ele disse estatura completa de Cristo; não aproximada. Completa na fé, na humildade, na bondade, no poder, na coragem de dar a sua vida em sacrifício, por pecadores. O irmão conhece algum pastor com esses atributos?
Então, o que Senhor disse com essa mensagem? A resposta está mencionada: O Senhor quer o aperfeiçoamento dos Santos para a obra do Ministério.
Isso é uma exortação sobre o nível de santificação que o líder da comunidade como igreja deve atingir, para ser o exemplo de fé e santidade diante da congregação, para a obra do ministério que exerce.
Aqui, a palavra não está outorgando ao homem, direitos para receber o mesmo título que Jesus triunfou na cruz, com o seu próprio sangue, porque o Senhor disse: Sede santo, porque eu sou santo.
O autor do texto disse: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. Porque sem santificação ninguém verá a Deus, e o testemunho de santificação deve começar pelo líder da igreja.
Mas também está escrito (Hebreus 13.17): Obedecei aos vossos pastores e sujeitai-vos a eles. Está corretíssimo, a referência é sobre a função exercida pelo líder da igreja, o qual tem a responsabilidade de conduzir o rebanho para o encontro com o Senhor Jesus Cristo. Nós reverenciamos o Sumo Pastor, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
E no Evangelho de João 10.11-13, disse Jesus: Eu sou o bom Pastor, e dou a minha vida pelas minhas ovelhas, mas o mercenário (mercenário quer dizer o que trabalha por dinheiro, ganancioso), vê vir o lobo e foge, e o lobo as arrebata; mas foge porque não é Pastor, é mercenário.
E ainda em João 10.16, Jesus ratificou: Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também, me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
O Senhor Jesus afirma que Ele é o único Pastor, que tem outras ovelhas, mas ainda não estão no seu aprisco, e lhe convém agregá-las. E você meu irmão, está agregado no rebanho de qual pastor? Por essa razão precisamos estar no rebanho de Cristo, e confessar somente Ele como nosso único Pastor.
Alguns contestam dizendo que um rebanho e um Pastor só ocorrerá na vinda de Cristo. Mas o Evangelho de Lucas 20.35, 36 revela que somos ovelhas somente aqui na terra, porque na vida futura receberemos o galardão da vida eterna e seremos semelhantes aos anjos de Deus.
Agora muita atenção no que refere a palavra do Senhor no livro de Eclesiastes 12.11: As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem fixados pelos mestres das congregações, que nos foram dadas pelo único Pastor.
O MINISTÉRIO DOS PRESBITEROS NO EVANGELHO
No Novo Testamento, sempre que a palavra menciona o dirigente da igreja como “pastor”, está referindo-se ao cargo ou função do apascentador do rebanho. Ou seja, a função executada pelo apascentador de ovelhas certamente é de “pastor”. Daí, até ostentar um título que somente Cristo é merecedor, fica muito distante.
Porque a referência é sobre a função exercida, e não a concessão de um título honorífico. Semelhantemente, somente os doze discípulos de Cristo receberam o Título de Apóstolo (posteriormente Paulo substituiu aquele que se perdeu), como também, somente Deus poderá ser tratado por Pai.
A liderança sobre as igrejas que hoje são realizadas pelos denominados “pastores”, no Evangelho de Cristo era exercida por presbíteros e bispos (Atos 20.28, I Timóteo 3.2, Tiago 5.14 e I Pedro 5.1-3). Porem, o homem ambicionando status, poder, bens materiais, se responsabilizou por essa mudança no tratamento à aqueles que exercem a atividade de liderar as igrejas, tanto que na carta a Tito (Tito 1.5-9), a palavra manda estabelecer Presbítero ou Bispo nas igrejas, e ilustra o perfil desses:
Que sejam irrepreensíveis, marido de uma mulher, que tenham filhos fieis, que sejam justos, moderados, santos, que não possam ser acusados de dissolução, que não sejam soberbos, não dados ao vinho, nem agressivos, e nem de torpe ganância ou ambicioso.
O que também fora ratificado no na 1ª carta de Pedro 5.1, 2, onde relata:Aos presbíteros que estão entre vós, apascentai o rebanho de Deus, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto.
A palavra do Senhor ordena aos Presbíteros a apascentar o rebanho de Deus, mas alerta-os para que sejam voluntários (Derivado da vontade própria; em que não há coação nem retribuição pelos serviços prestados).
Outra peculiaridade na palavra, às vezes desapercebida, é justamente relacionada a títulos aos homens santos que trabalhavam na obra do ministério, desde a igreja primitiva.
Observem que no Novo Testamento, os únicos detentores de títulos, alem de Jesus, o Sumo Pastor, foram apenas 12 (doze) Apóstolos por Ele escolhidos, posteriormente Paulo foi chamado em substituição Judas Iscariotes, para compor o apostolado.
Podemos citar alguns exemplares como Lucas, Marcos, Timóteo, Tito, Filemon, Estêvão e tantos outros homens santos de Deus que tanto cooperaram com o Evangelho de Cristo, sacrificando até a própria vida. Mas qual o título ou posto ministerial desses irmãos? Não possuíam título algum, eram servos, pregadores do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.
Hoje, se vê pastores, apóstolos, reverendos, doutores, presbíteros, bispos, anciãos, e tantos outros carregados de títulos (ungidos por homem é claro) por todos os lados. As igrejas estão abarrotadas por esses eruditos.
Mas gostaríamos que os irmãos apontassem dentro da palavra, o nome de pelo menos um dos homens santos de Deus, com o título de “pastor” ou qualquer outro título que citamos, exceto aos Apóstolos que tiveram o título concedido pelo Mestre.
Semelhantemente a mulher no púlpito ostentando títulos de pastora, bispa, presbítera, etc., gostaríamos de saber onde está o fundamento bíblico para essa prática? Mas não vamos entrar nesse mérito por ser uma intransigência fora da palavra, não há razão para falarmos sobre esse assunto por se tratar de uma heresia, porque à mulher, não lhes é permitido falar na igreja (I Coríntios 14.34 - I Timóteo 2.11,12).
Porem, lhes é permitido anunciar o Evangelho, mas não como líder da igreja, ou como pregadora oficial no culto, porque na palavra, não há referência de título para as mulheres, nem mesmo como função.
A UNÇÃO PARA O MINISTÉRIO
Estando os Apóstolos reunidos, logo após a ressurreição Jesus se apresentou entre eles (João 20.21, 22) e disse-lhes: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
O que também ocorreu no capítulo 2 de Atos, após a ascensão de Cristo ao Trono de Glórias do Pai. Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
Notamos que por duas vezes consecutivas Jesus manifestou-se entre os discípulos e lhes ungiu com o Espírito Santo. Porventura não seria suficiente ungi-los uma única vez?
Podemos enfatizar que na primeira vez que o Senhor Jesus os ungiu, foi lhes ofertado o selo da promessa do Espírito Santo para a salvação da vida eterna.
E no dia de Pentecostes, pela manifestação do Espírito Santo do Senhor Jesus, pela segunda vez receberam a unção para a obra do ministério, tanto que receberam o Espírito Santo, e imediatamente começaram a falar em línguas estranhas, conforme as nações dos povos presente, iniciando naquele momento a Igreja Primitiva de Cristo, e a maior obra de pregação realizada na face da terra . Porque Jesus disse, eu vou, mas não vos deixarei órfão, eis que enviarei o Espírito Santo, porque se eu não for, ele não virá.
Hoje, o próprio homem se encarrega de ungir a “pastor” o seu companheiro, e o único requisito para receber esse título, quando muito, é ter formação teológica, e a unção vem aleatoriamente, deixando em segundo plano a promessa do Senhor Jesus, pela manifestação do Espírito Santo.
A palavra diz que o servo de Deus tem autoridade para ungir nos casos de enfermidade. Ungir em nome do Senhor Jesus (Tiago 5.14), mas para a obra do ministério, somente Deus ungirá: O que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus (II Coríntios 1.21). E ainda afirma que a unção vem de Deus, e não há necessidade de que ninguém vos ensine nada, porque a unção do Espírito Santo vos ensina todas as coisas (I João 2.20, 27).
E no Evangelho de Lucas 4.18, disse Jesus: O Espírito do Senhor é sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração. Notem que a unção do Senhor Jesus veio do Espírito Santo de Deus (Mateus 3.16, 17).
E na carta aos Hebreus 1.9 diz: Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria como a nenhum de teus companheiros.
E no 1º Capítulo de Atos, a palavra descreve que os onze Apóstolos oraram a Deus para escolher o sucessor de Judas Iscariotes, tendo a sorte caído sobre Matias, o qual foi contado entre os doze.
Porem entende-se, que essa escolha e unção não foi homologada pelo Senhor, visto que em seguida, o próprio Jesus convocou Saulo (Atos 9) para compor o Apostolado, e a palavra não citou mais o nome de Matias.
Esse exemplo é para reconhecermos que somente o Senhor Deus, tem autoridade e competência para ungir os seus servos para a obra do ministério, através do seu Espírito Santo, segundo a sua vontade.
E no Evangelho de Mateus 28.19 disse Jesus: Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Edição revista e atualizada).
Portanto amados em Cristo, ao homem servo de Deus, foi limitado a autoridade para fazer discípulos, porque apóstolos (apenas 12) somente o Senhor Jesus teve autonomia para fazer, como também a unção para a obra do ministério, Ele é quem ungirá os chamados por seu decreto.
Salmos 23. O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará. Quem tem ouvidos ouça a voz do Espírito Santo de Deus.

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